THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES

terça-feira, 5 de maio de 2009

Wilco (A Banda)


São imagens de uma América distante e desolada. Sol se pondo, pântanos e pontes vazias. Nada mais natural que os registros do Wilco sejam interpretados como um Road Movie. Desde a sua formação, os caras são assumidamente uma banda estradeira. Inclusive, fica aí a sugestão, desde já, para o alemão Win Wenders, diretor de Paris, Texas, Don’t Come Knockin, Lisbon History, trabalhou com Bono Vox e o ícone americano Willie Nelson.

No filme “I Am Trying to Break Your Heart” de 2002 o Wilco está passando por várias transformações, como mudança de gravadora e a saída do guitarrista Jay Bennet. Prato cheio para o documentarista Sam Jones que teve a direção sensível e captou toda carga emocional do momento em que eles lançavam o emblemático “Yankee Hotel Foxtrot”.

Já o “Ashes of American Flags”, dirigido pelo ex-baterista do Fugazzi Brendan Canty e o Christoph Green é um retrato de uma banda amadurecida em turnê.

O filme começa em Nashville, onde o sexteto de Chicago faz uma apresentação intimista na lendária casa de country Ryman. Depois seguem para Tulsa e New Orleans.

O repertório é generoso passando por quase toda a impecável discografia da banda. Isso com músicas inteiras para deleites completos.

A respeito do Wilco, tudo já foi falado em outras ocasiões do Alto Falante, formalmente, no próprio programa, e informalmente, nas boas cervejadas das vida. Fazer aqui um comentário simplista, dizendo que a banda está afiada é desmerecer seus atributos técnicos, criativos e de entrega nas apresentações. Aliás, falando em entrega, uma das passagens do documentário mostra o estado em que os músicos ficam após os shows. Diagnóstico: contusões, sangramentos e dor de garganta. Logicamente recompensados pelo calor do público ensandecido que improvisou até um Grammy para a banda.

Tem também a parte dos depoimentos para cada integrante da banda.
O chefe Jeff Tweedy se emociona ao falar do baixista John, único companheiro desde o começo do grupo em 1994. E resume que não quer que nada mude com o Wilco. No meio de tanto carinho tem espaço até para o amor paterno. O pai do Jeff Tweedy surge depois dos créditos finais para fazer seu comentário coruja. Além de um farto bônus com mais sete músicas.

E o melhor é saber que tudo isso é apenas um aquecimento para o sétimo álbum de estúdio que sai no final de junho com participação da canadense Feist. O disco do ano já tem nome, Wilco (The Album), e a primeira faixa é a Wilco (The Song). Simples assim. Pra que mais?

0 comentários: